AUDITÓRIO LUÍS LOPES GUIMARÃES | VIZELA
PROGRAMA
9H00 DAMOS AS BOAS VINDAS
Sessão de Abertura
Drª. Constantina Silva
Drª. Patrícia Pinto
9H30 OLHAMOS PARA O FUTURO
Intervenção Precoce: Desafios e Perspetivas futuras
PAINEL I | Moderadora: Dra. Graça Lemos Damião
Drª. Ana Paula Pereira
Dr. Vitor Franco
Drª. Felisbela Bento
10H50 VAMOS FAZER UMA PAUSA
Coffee break
11H15 CRESCEMOS JUNTOS
A importância dos primeiros anos de vida
PAINEL II | Moderador: Dr. Novais de Carvalho
Drª. Carina Lobato Faria
Dr. Enrique Vasquez
Drª. Salette Teixeira
12H30 VAMOS ALMOÇAR
Almoço
14H00 VOLTAMOS A ESTAR JUNTOS
Sessão de Abertura da Parte da Tarde
Exma. Srª Secretária de Estado da Inclusão
Dra. Ana Sofia Antunes*
14H30 ESTAMOS MAIS PRÓXIMOS
Intervenção Precoce e os contextos naturais de vida
PAINEL III | Moderador: Dr. Veríssimo Cabral
Drª. Ana Serrana
Drª. Angelina Pacheco
Testemunhos de Famílias
15H15 ESTÁ NA HORA DE LANCHAR
Coffee Break
15H30 SOMOS MAIS FELIZES
A importância do brincar
PAINEL IV | Moderadora: Drª Rosa Marques
Drª Sofia Vasconcelos
Drª. Carla Cilene
Drª. Maria Elsa Mendanha
Drª. Susana Teixeira
ORADORES
A BRINCAR, A BRINCAR…
Doutora Ana Maria Serrano
Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce – EURLYAID. Faz parte do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do SNIPI.
É licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA. E doutorada em Estudos da Criança com especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Professora Associada do Instituto de Educação (IE), Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho. É professora na área de Educação Especial e Diretora do Mestrado em Educação Especial (UMinho). Membro da Direção da ISEI.
Doutora Ana Paula da Silva Pereira
Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial. Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Membro da Equipa de Supervisão das Equipas locais de Intervenção dos Distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
Coordena e integra projetos nacionais e internacionais na área da Intervenção Precoce na Infância e na área da Perturbação do Espetro do Autismo. Supervisiona alunos de Mestrado e Doutoramento e é autora e coautora de diversos artigos científicos
Os principais interesses científicos centram-se nas áreas: Práticas Centradas na Família; Avaliação Autêntica; Perturbação do Espetro do Autismo
Principais hobbies: Leitura, Prática de exercício físico, Viajar.
Doutor Vítor Franco
Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora (Portugal) nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia do desenvolvimento e psicoterapia com crianças.
As suas principais áreas de investigação são a psicopatologia do desenvolvimento e a intervenção precoce, com interesse particular na adaptação e desenvolvimento das famílias de crianças com deficiência e no percurso de vida e inclusão das crianças e jovens com Síndrome de X Frágil.
Foi diretor do Departamento de Psicologia (2009-2013) e do Programa de Doutoramento em Psicologia (2009-2012) da Universidade de Évora, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (2005-2015) e diretor técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora (entre 1991 e 2009).
É diretor da Pós-graduação em Intervenção Precoce, e consultor da Unicef no domínio da inclusão educativa de crianças com deficiência.
É autor de vários trabalhos e publicações científicas no domínio da deficiência, inclusão e Intervenção Precoce e tem orientado cursos e workshops, como professor convidado, em diferentes países, como Espanha, Itália, Brasil, Panamá México e Moçambique.
Principais hobbies: gosto de viajar, caminhar, ler e coleccionismo.
Dra. Elsa Mendanha
Educadora de Infância; Mestre em Metodologias e Supervisão em Educação de Infância.
Educadora de Infância em prática ativa, ininterruptamente, há 34 anos; Coordenadora do Jardim-de-Infância de Seide S. Miguel, Vila Nova de Famalicão; Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Educadora Cooperante da Universidade do Minho, na supervisão de Práticas Pedagógicas do curso de Mestrado em Educação de Infância e 1º Ciclo; Coordenadora de Projetos Eco-Escola; Coordenadora do Projeto Erasmus+ KA229, “Brincar e Aprender na Natureza”; Finalista do Global Teacher Prize 2021; e… apaixonada pela educação de infância, rendida à criatividade das crianças e promotora/aprendente do Brincar.
Principais hobbies: Ouvir música.
Doutora Carina Alexandra Lobato de Faria
Psicóloga Clínica e da Saúde, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com grau de Especialidade Avançada, em Neuropsicologia, Necessidades Educativas Especiais e Psicoterapia.
Pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Especialização em Perturbações do Neurodesenvolvimento. Pós-Graduação em Coordenação e Gestão de Formação e Especialização em Supervisão Pedagógica. Especialização avançada em Neurociências e Neuroplasticidade. Supervisora de psicólogos clínicos e tutora de psicólogos estagiários. Formadora de professores certificada pelo Concelho Cientifico-Pedagógico de Formação Continua de Braga desde 2010, lecionando nas áreas da Neuroeducação, Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Especiais, Desenho Universal para a Aprendizagem e Diferenciação Pedagógica. Autora do livro “Intervenção em Psicologia Clínica”: PACTOR, 2019.