I JORNADAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE

I JORNADAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE

AUDITÓRIO LUÍS LOPES GUIMARÃES | VIZELA

PROGRAMA

9H00 DAMOS AS BOAS VINDAS


Sessão de Abertura

Drª. Constantina Silva
Drª. Patrícia Pinto

9H30 OLHAMOS PARA O FUTURO


Intervenção Precoce: Desafios e Perspetivas futuras

PAINEL I | Moderadora: Dra. Graça Lemos Damião

Drª. Ana Paula Pereira
Dr. Vitor Franco

Drª. Felisbela Bento

10H50 VAMOS FAZER UMA PAUSA


Coffee break

11H15 CRESCEMOS JUNTOS


A importância dos primeiros anos de vida

PAINEL II | Moderador: Dr. Novais de Carvalho

Drª. Carina Lobato Faria
Dr. Enrique Vasquez

Drª. Salette Teixeira

12H30 VAMOS ALMOÇAR


Almoço

14H00 VOLTAMOS A ESTAR JUNTOS


Sessão de Abertura da Parte da Tarde

Exma. Srª Secretária de Estado da Inclusão
Dra. Ana Sofia Antunes*

14H30 ESTAMOS MAIS PRÓXIMOS


Intervenção Precoce e os contextos naturais de vida

PAINEL III | Moderador: Dr. Veríssimo Cabral

Drª. Ana Serrana
Drª. Angelina Pacheco

Testemunhos de Famílias

15H15 ESTÁ NA HORA DE LANCHAR


Coffee Break

15H30 SOMOS MAIS FELIZES


A importância do brincar

PAINEL IV | Moderadora: Drª Rosa Marques

Drª Sofia Vasconcelos
Drª. Carla Cilene

Drª. Maria Elsa Mendanha

Drª. Susana Teixeira

ORADORES

A BRINCAR, A BRINCAR…

Doutora Ana Maria Serrano

Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce – EURLYAID. ​Faz parte do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do SNIPI.

É licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA. E doutorada em Estudos da Criança com especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Professora Associada do Instituto de Educação (IE), Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho. É professora na área de Educação Especial e Diretora do Mestrado em Educação Especial (UMinho). Membro da Direção da ISEI.

Doutora Ana Paula da Silva Pereira

Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial. Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Membro da Equipa de Supervisão das Equipas locais de Intervenção dos Distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.

Coordena e integra projetos nacionais e internacionais na área da Intervenção Precoce na Infância e na área da Perturbação do Espetro do Autismo. Supervisiona alunos de Mestrado e Doutoramento e é autora e coautora de diversos artigos científicos

Os principais interesses científicos centram-se nas áreas: Práticas Centradas na Família; Avaliação Autêntica; Perturbação do Espetro do Autismo

Principais hobbies: Leitura, Prática de exercício físico, Viajar.

Doutor Vítor Franco

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora (Portugal) nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia do desenvolvimento e psicoterapia com crianças.

As suas principais áreas de investigação são a psicopatologia do desenvolvimento e a intervenção precoce, com interesse particular na adaptação e desenvolvimento das famílias de crianças com deficiência e no percurso de vida e inclusão das crianças e jovens com Síndrome de X Frágil.

Foi diretor do Departamento de Psicologia (2009-2013) e do Programa de Doutoramento em Psicologia (2009-2012) da Universidade de Évora, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (2005-2015) e diretor técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora (entre 1991 e 2009).

É diretor da Pós-graduação em Intervenção Precoce, e consultor da Unicef no domínio da inclusão educativa de crianças com deficiência.

É autor de vários trabalhos e publicações científicas no domínio da deficiência, inclusão e Intervenção Precoce e tem orientado cursos e workshops, como professor convidado, em diferentes países, como Espanha, Itália, Brasil, Panamá México e Moçambique.

Principais hobbies: gosto de viajar, caminhar, ler e coleccionismo.

Dra. Elsa Mendanha

Educadora de Infância; Mestre em Metodologias e Supervisão em Educação de Infância.

Educadora de Infância em prática ativa, ininterruptamente, há 34 anos;  Coordenadora do Jardim-de-Infância de Seide S. Miguel, Vila Nova de Famalicão; Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Educadora Cooperante da Universidade do Minho, na supervisão de Práticas Pedagógicas do curso de Mestrado em Educação de Infância e 1º Ciclo; Coordenadora de Projetos Eco-Escola; Coordenadora do Projeto Erasmus+ KA229, “Brincar e Aprender na Natureza”; Finalista do Global Teacher Prize 2021; e… apaixonada pela educação de infância, rendida à criatividade das crianças e promotora/aprendente do Brincar.

Principais hobbies: Ouvir música.

Doutora Carina Alexandra Lobato de Faria

Psicóloga Clínica e da Saúde, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com grau de Especialidade Avançada, em Neuropsicologia, Necessidades Educativas Especiais e Psicoterapia.

Pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Especialização em Perturbações do Neurodesenvolvimento. Pós-Graduação em Coordenação e Gestão de Formação e Especialização em Supervisão Pedagógica. Especialização avançada em Neurociências e Neuroplasticidade. Supervisora de psicólogos clínicos e tutora de psicólogos estagiários. Formadora de professores certificada pelo Concelho Cientifico-Pedagógico de Formação Continua de Braga desde 2010, lecionando nas áreas da Neuroeducação, Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Especiais, Desenho Universal para a Aprendizagem e Diferenciação Pedagógica. Autora do livro “Intervenção em Psicologia Clínica”: PACTOR, 2019.